CHORÓ

CHORÓ

Fundação: 27/03/1992

Gentílico: CHOROENSE

Unidade Federatíva: CEARÁ

Mesoregião: SERTÕES CEARENSES

Microregião: SERTÃO DE QUIXERAMOBIM

Dados de características geográficas Site da prefeitura

Área: 815,27

População estimada: 12380

Densidade: 15,20

Clima: TROPICAL QUENTE SEMI-ÁRIDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 146,00

Origem
O antigo povoado de Choró, hoje município, tem sua origem centrada pelas dificuldades, assim como tantos outros municípios do Nordeste. O então distrito do Choró surgiu numa época de seca, onde mais uma vez o Ceará se via castigado por uma grande estiagem.
Mais um vez a solução encontrada era a açudagem. Assim como já tinha acontecido com o açude nas encostas da Serra do Estevão, traria água em abundância e ao mesmo tempo salvaria lavouras de fazendas circunvizinhas.
E como em todo lugar onde existe trabalho e água, existe fartura e muita gente, não tardou muito para que com a notícia da construção do açude, chegasse gente de toda a parte a procura de emprego na obra. Muitos resolveram ficar, construíram famílias, criaram laços e aos poucos ia surgindo o Choró de hoje. Primeiro um povoado, algumas fazendas, depois vila, distrito e hoje município. Fonte: https://www.choro.ce.gov.br/omunicipio.php

História
ETIMOLOGIA
- O topônimo "Choró" vem do "chorron" que em tupi guarani significa "murmurar" ou "pássaro que tem um canto que parece um murmúrio". Sua denominação original é Choró, sem haver alterações no decorrer do tempo.

HISTÓRIA
A região das nascentes do Choró (antigamente chamada de Boqueirão do Limão), está localizado entre as serras do Estêvão e de Quixeramobim. Antigamente era habitada por índios como os jenipapo-kanyndé, choró e quesito.
Seu núcleo urbano, surgiu devido aos projetos de combate a seca, entre 1932 e 1934. No lugar denominado Boqueirão do Limão foi construído o Açude Choró-Limão, oficialmente chamado de Tomás Pompeu Sobrinho. Do acampamento de operários empregados na construção deste açude surgiu o povoamento que cresceu ao redor da capela de São Sebastião e do açude, que depois se transformaria em município.

GEOGRAFIA
- Hidrografia e recursos hídricos: O município está totalmente inserido na bacia hidrográfica do Rio Choró. Entre os seus afluentes estão: Rio Três Irmãos, Rio Cangati, Riacho das Caçadas, Rio São Luís e Rio Rusinho.
No leito do Rio Choró está construído o Açude Choró (Tomás Pompeu Sobrinho), que é a principal reserva hídrica municipal.
- Clima e vegetação: O clima é o tropical quente semi-árido, com chuvas concentradas de fevereiro a abril. A pluviometria média anual é de 723 mm.
A vegetação predominante é a caatinga.

ECONOMIA
- A base de sua economia no Setor Primário são a agricultura e a pecuária. A agricultura, com o cultivo de algodão arbóreo e herbáceo, caju, milho e feijão. A pecuária é basicamente de bovinos, suínos, caprinos, sendo realizadas também a avicultura, psicultura e apicultura, além da pesca.
No Setor terciário, o município conta com a contratação de serviços e mão de obra.

POLÍTICA
Desde 1993, o município teve os seguinte prefeitos:
- Otácio Dantas Filho, de 1993/1996.
- Públio Jorge Matias Dinelly, de 1997/2000.
- Públio Jorge Matias Dinelly, de 2001/2004.
- Iracy Duarte Dantas, de 2005/2008.
- José Antônio Rodrigues Mendes, de 2009/2012.
- José Antônio Rodrigues Mendes, de 2013/2016.
- Marcondes de Holanda Jucá de 2017/2020 e de 2021 até 22/11/2024.
- Francisco Elcimar Lusia Ribeiro 25/11 até 31/12/2024.
- Paulo George de Sousa Saraiva, 2025 até os dias atuais. Fonte: https://www.choro.ce.gov.br/omunicipio.php

Cultura
A cultura de Choró (CE) é marcada pelas festividades religiosas, como a festa de São Sebastião (janeiro) e o Dia da Bíblia (dezembro), pela celebração da Semana do Município (março) e por uma forte ligação com a história do sertão nordestino, com eventos folclóricos e de resgate histórico, destacando a história da açudagem (Barragem do Cedro) e figuras lendárias como o coronel Chico Chicote, além do potencial para o ecoturismo e atividades radicais, tudo isso sob a influência da paisagem da caatinga e do Rio Choró, que inspirou o nome do município.
Eventos Culturais e Festividades:
Festa de São Sebastião: Principal evento religioso, celebrada em janeiro, atraindo muitos fiéis.
Semana do Município: Comemora o aniversário de emancipação política (27 de março) com diversas atividades.
Dia da Bíblia: Uma passeata tradicional em dezembro, com grande participação evangélica.
Eventos Evangélicos: Aniversário da Assembleia de Deus Templo Central em junho também mobiliza a comunidade.

Divisão Política
A divisão política de Choró (CE) é composta por seis distritos, além da sede municipal: Choró (sede), Barbada, Caiçarinha, Maravilha, Monte Castelo e Santa Rita, com esses distritos sendo formalizados ao longo de anos de criação por leis municipais, estabelecendo a estrutura administrativa do município no Sertão Central cearense.
Distritos de Choró (CE):
Choró (Sede)
Barbada
Caiçarinha
Maravilha
Monte Castelo
Santa Rita (criado em 2001)

Curiosidades

Uma curiosidade de Choró (CE) é que a cidade nasceu da construção de um açude no período das grandes secas, com o povoado surgindo do acampamento de trabalhadores que vieram de toda parte para a obra do Açude Choró-Limão (oficialmente Tomás Pompeu Sobrinho), crescendo ao redor da capela de São Sebastião, e o nome "Choró" vem do tupi-guarani, significando um "pássaro que murmura" ou "canto que murmura".
Detalhes da Curiosidade:
Origem da Cidade: Em épocas de seca, a construção de açudes era solução para trazer água. A do Açude Choró-Limão atraiu muita gente, formando o povoado de Choró, que se tornou município.
Nome: O termo "Choró" tem origem indígena, referindo-se a um som de murmúrio ou a um pássaro com canto suave, em contraste com o choro de sofrimento das secas que originaram o local.
Açude e Memória: A história do açude é tão central que há planos para criar a Casa da Memória de Choró em um dos casarões antigos da época da construção, preservando a memória do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e da própria história local.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON