SOLONOPOLE

SOLONOPOLE

Fundação: 22/10/1870

Gentílico: SOLONOPOLENSE

Unidade Federatíva: CEARÁ

Mesoregião: SERTÕES CEARENSES

Microregião: SENADOR POMPEU

Dados de características geográficas Site da prefeitura

Área: 1.535,86

População estimada: 18736

Densidade: 11,84

Clima: TROPICAL QUENTE SEMI-ÁRIDO

Fuso Horário: UTC-3

Distância para a capital: 278,00

Origem
Solonópole se tornou distrito de Jaguaribe-Mirim ainda com o antigo nome Cachoeira, em 1863. Em 1870 se emancipou de Jaguaribe-Mirim, elevado à categoria de vila. Em 1892 é rebaixada a distrito de Jaguaribe-Mirim, mas em 1893 é novamente elevada à categoria de vila. Em 1911 são criados 2 distritos: Flores Novas e São Bernardo. Em 1931 Cachoeira é de novo rebaixada à categoria de distrito de Jaguaribe-Mirim, mas em 1935 é emancipada (pela terceira vez), e anexa seus 3 antigos distritos (Carnaubinha, Flores Novas e São Bernardo).

Em 1936 mais 4 distritos são criados: Boqueirão, Cangati, Conceição e Pasta. Em 1937 Flores Novas muda o nome para Flores e é criado o distrito de Milhã. Em 1938 o distrito Flores volta a se chamar Flores Novas e o distrito Boqueirão foi rebaixado a povoado. Em 1943 o município Cachoeira muda o nome para Solonópole e o distrito São Bernardo muda o nome para Tataíra. Em 1959 Carnaubinha e Milhã se desmembram para formar o novo município de Milhã. Em 1963 Flores Novas se desmembra de Solonópole para formar o novo município de Flores. Em 1963 o distrito Pasta se emancipa de Solonópole. Em 1963 Tataíra também se emancipa de Solonópole, e muda o nome para São Bernardo do Ceará. Em 1964 é criado o distrito de Assunção.

Em 1965 Solonópole anexou o território de 4 municípios extintos, que eram seus ex-distritos: Milhã (que veio junto com o distrito Carnaubinha), Pasta, São José de Solonópole (ex-Flores) e São Bernardo do Ceará (que mudou o nome para Tataíra). Em 1986 Carnaubinha e Milhã novamente se desmembram para formar o novo município de Milhã. Em 1988 Tataíra se desmembra de Solonópole e muda o nome para Deputado Irapuan Pinheiro. Em 1991 é criado o distrito de Prefeita Suely Pinheiro. Fonte: https://solonopole.ce.gov.br/omunicipio.php

História
No início do Século XVIII, o colonizador Manoel Pinheiro do Lago fundou a Fazenda Umari, de onde se originou a cidade de Solonópole.

Narrativas estão ligadas à vida religiosa do município e a mais importante é que se refere ao Padroeiro, Bom Jesus Aparecido de Cachoeira. Conta a história da cidade que certo dia, ao cair da tarde, um escravo apascentava o rebanho da Fazenda Cachoeira, do tenente-general Manoel Pinheiro, quando viu reluzir, por entre o matagal escasso, um objeto de metal. O negro aproximou-se e viu que se tratava de um belo crucifixo, de pouco mais de um palmo. Cheio de alegria, o negro abandonou as ovelhas e correu até a casa-grande para levar a novidade aos seus patrões.

A esposa do fazendeiro, D. Rita das Dores Pinheiro, ficou a um tempo surpresa e alegre com o preciso achado, apressando-se em colocá-lo no santuário. Entretanto, nas primeiras horas do dia seguinte, era notada a falta do crucifixo que, depois de vasculhadas todas as dependências do casarão, veio a ser encontrado no exato local onde fora achado pelo escravo. D. Rita, confusa, guardou a pequena cruz dentro de um baú de couro, fechando-o com muita segurança. Qual não foi a sua surpresa, e de todos da fazenda, quando no outro dia o crucifixo não se encontrava no baú a despeito de não haver, o mesmo, sido violado. D. Rita, meio aterrorizada, reuniu os familiares e fez a promessa de mandar construir uma capela e nela depositar, caso fosse encontrada, a imagem do crucifixo. Passada a noite, foi o baú aberto e lá estava o crucifixo, como se nada houvesse acontecido. Construída a capela, a imagem foi exposta à visitação e veneração dos fiéis.

Outra narrativa importante é a que se relaciona com o primeiro milagre obtido do santo crucifixo. Conduzido por Maria de São José, muda, filha de Simeão Correia Lima Landim e Ana Rosa Pinheiro, restituiu a voz à sua condutora em plena caminhada. A partir de então se iniciou a romaria constante à fazenda e vários milagres aconteceram, atribuídos ao Bom Jesus Aparecido da Cachoeira do Riacho do Sangue. Em 1821, os serviços da matriz eram concluídos e a partir de 19 de dezembro, instituído o seu paroquiato, sendo primeiro vigário o padre Pedro Pinheiro Landim.

Depois de idas e vindas (várias leis e decretos elevaram e rebaixaram foros de cidade), com o decreto-lei 448, de 20 de dezembro de 1938, foi elevado a município. Fonte: https://solonopole.ce.gov.br/omunicipio.php

Cultura
A cultura de Solonópole, no Ceará, é profundamente enraizada nas tradições do Sertão Central, marcada por forte religiosidade católica — com destaque ao padroeiro Bom Jesus Aparecido da Cachoeira — e valorização de expressões populares como a capoeira. A cidade celebra sua história centenária e valoriza a agropecuária e a bacia leiteira como traços culturais e econômicos.
Religiosidade e Tradição: A história da cidade está atrelada à devoção ao Bom Jesus Aparecido da Cachoeira do Riacho do Sangue, com romarias e tradições religiosas desde o século XIX.
Expressões Culturais: Rodas de capoeira e apresentações artísticas são celebradas, destacando o "Sou Cultura do Sertão Central".
Festas Populares: Aniversário do município com grandes atrações, celebrando a identidade local.
Identidade Sertaneja: Forte ligação com a agropecuária, especialmente a bacia leiteira, situando-se como um dos maiores produtores de leite do Ceará.
História: Anteriormente conhecida como Cachoeira, mudou de nome para Solonópole em 1943.

Divisão Política
A divisão política de Senador Pompeu, no Ceará, é estruturada atualmente em seis distritos, incluindo a sede municipal. O município, localizado no Sertão Central, é composto pelas seguintes divisões territoriais:
Senador Pompeu (Distrito-sede)
Bonfim
Codiá
Engenheiro José Lopes
São Joaquim do Salgado
Lagoa Nova (criado em 2018)

Curiosidades

A principal curiosidade sobre Senador Pompeu, no Ceará, é ter abrigado um dos Campos de Concentração da seca de 1932 (conhecidos como "currais do governo"), cujas ruínas são hoje um local de memória e patrimônio tombado. A cidade também é famosa pela "Caminhada da Seca", que refaz o caminho dos retirantes, e por sua ligação histórica com a ferrovia.
Aqui estão os pontos de maior curiosidade e destaque:
Campo de Concentração de 1932: Devido à ferrovia, a cidade foi palco de um dos campos que aprisionavam retirantes da seca para impedir que chegassem à capital, Fortaleza. O local é um forte ponto de turismo histórico e de memória.
Caminhada da Seca: Uma tradição anual, realizada desde 1982, onde fiéis relembram o sofrimento das "almas da barragem", visitando os prédios do antigo campo de concentração e o cemitério.
Ponte Ferroviária da Inglaterra: Uma ponte ferroviária, trazida da Inglaterra, é uma atração turística importante, marcando a época áurea dos trilhos na região.
Origem do Nome: O município homenageia Tomás Pompeu de Sousa Brasil, um notável senador do Império, jurista e geógrafo, considerado um dos primeiros a pensar na "ecologia" e no clima do Ceará.
Patrimônio Tombado: Em 2019, os prédios do Campo de Concentração foram tombados como patrimônio municipal, preservando a história local.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON